Preservação

projeto araucária

Um projeto que espera semear no coração das crianças o amor e respeito pela natureza, o cuidado com as árvores, o conhecimento que gera cidadãos conscientes do valor da proteção das espécies para o nosso planeta!

Florestando por aí

Em 2021, ainda em meio à pandemia de Covid-19, a Escola Notre Dame empreendeu um novo projeto com seus alunos: a conscientização sobre as árvores nativas, com destaque para as araucárias.

Fruto de um primeiro contato com um grande amigo, o então graduando de Direito da UEM, Luccas Haiser, a Coordenação da Notre implementou na Escola a experiência obtida por Luccas ao longo de mais de seis anos plantando e doando mudas desta espécie nativa do Paraná.

Os alunos do Fundamental 1 aprenderam sobre a gralha azul e a disseminação dos pinhões, a germinação das sementes e áreas de predominância das araucárias em nosso Estado. Os alunos do Fundamental 2 ouviram, nas aulas de ciências, sobre as características das sementes, a forma de reprodução da espécie, além de conhecerem outros projetos desenvolvidos por biólogos no país.

E em maio desse mesmo ano, demos início ao plantio dos pinhões. Sementeira, terra vegetal e pinhões foram preparados para que os alunos pudessem participar ativamente do projeto. Com a germinação dos pinhões, em meados do mês de outubro, as mudas foram replantadas pelos mesmos alunos para “vasos” maiores, como recipientes de garrafas pet e caixas de leite, para dar maior espaço às raízes. O objetivo também foi conscientizar sobre a reciclagem, e o aproveitamento dessas embalagens, que os próprios alunos trouxeram de casa.

Enfim, ao final do ano as mudas foram doadas, com a orientação para que fossem plantadas em local apropriado: em grande espaço, de preferência em chácaras, sítios ou fazendas, pois a araucária exige uma área maior para se desenvolver. Foram quase 400 mudas de araucárias doadas!

E o projeto foi ganhando força, em muito devido ao engajamento dos alunos. Hoje a Notre conta com um espaço próprio, uma estufa, local onde serão desenvolvidos projetos para o plantio de outras árvores nativas, como o ipê. O projeto das Araucárias permanece!